a a a

18.12.06

passeio noturno (16/12/06)

E foi de noite que resolvemos ganhar escala urbana. Descemos, como aqui dizem, já que onde estávamos ficava ao alto, na topografia da cidade. Pegamos um ônibus, se não falha a memória o nome era ‘Eustáquio/Ponta Verde’, ou algo parecido. E cortamos, com ele, vários bairros e conjuntos.

A casa fica no bairro Tabuleiro e neste são contemplados alguns conjuntos, como Eustáquio Gomes e Salvador Lira. Segundo nossa guia, nativa do lugar, foram projetados para desafogar a densidade do Bairro vizinho, Jacintinho. Depois de passarmos por ele, inclusive, abriu-se um visual inacreditável, que para nós foi bem esclarecedor. A informação da topografia foi sentida e contemplada, deixando de ser apenas imaginário. Estávamos então na Serraria, que é uma espécie de bairro de transição entre os bairros altos e baixos. Daí, mais adiante, já estávamos no Poço, bairro com histórico de insegurança pela noite e então, depois de vermos várias sedes de 'Igrejas Universais' e ‘Assembléias de Deus’, passamos pelo Jaraguá, um alívio para os olhos, posto que era um bairro histórico. Ficava perto da praia e este abriu-se em vista ao passarmos por Pajuçara, área nobre e, depois, por Ponta verde.

Quando descemos, encontramos alguns colegas da profissão. Transitamos em vários assuntos e depois de muita falação, o sol alertou a hora e voltamos, enfim, para casa.
a