a a a

24.1.07

REconvexo (27/12/06)

A gente ouviu dizer que Cachoeira era a cidade mais africana fora da África... E que era o berço do samba. E que era um lugar de auto-estima elevada. E que foi lá que aconteceram coisas importantes na história do país, principalmente no que tange a liberdade. A gente ouviu dizer tanta coisa e viu e viu e sentiu: há um peso no ar que não é denso, há uma alegria no ar que é melancolia, paradoxo, ruínas e cores, nada fácil de explicar. E o que se sente não se diz, porque ainda que se consiga certa excelência, eloquência ou arrebatamento verbal, nada é fiel ao tato; nenhuma expressão é possível para os sentimentos.
E para trás ficou a cidade dos encantamentos.


Reconvexo
(Caetano Veloso)

Eu sou o vento que lança a areia no Saara
Sobre os automóveis de Roma
Eu sou a sereia que dança, a destemida Iara
Água e folha da Amazônia
Eu sou a sombra da voz da matriarca da Roma Negra
Você não me pega, você nem chega a me ver
Meu som te cega, careta, quem é você?
Que não sentiu o suingue de Henri Salvador
Que não seguiu o Olodum balançando o Pelô
E que não riu com a risada de Andy Warhol
Que não, que não, e nem disse que não
Eu sou o preto norte-americano forte com um brinco de ouro na orelha
Eu sou a flor da primeira música,
A mais velha e mais nova espada e seu corte
Eu sou o cheiro dos livros desesperados, sou Gitá gogoya
Seu olho me olha, mas não me pode alcançar
Não tenho escolha, careta, vou descartar
Quem não rezou a novena de Dona Canô
Quem não seguiu o mendigo Joãozinho Beija-Flor
Quem não amou a elegância sutil de Bobô
Quem não é recôncavo e nem pode ser reconvexo



joão caboclo
konidomo


pronto
konidomo

amarelou enquanto a vida passa
konidomo

rio pra encontrar
konidomo

secar ao sol
konidomo

rio pra lavar
konidomo

alegria
konidomo
a

4 Comments:

Blogger v.lenine said...

saudades de vocês, viu?

10:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

caraca, galera lembrei de vocês ao estar divulgando minha apresentação na segunda-feira próxima, 29, às 8h, naquele localzinho conhecido onde pessoas costumam ver outras se desligarem do mundo mágico do CAU, queria que vocês estivessem por lá, mas numa situação em que vocês se encontram, seria uma eresia pensar em algo assim... eu bem queria estar numa empreitadas como a de vocês, muito massa, muitas boas sortes, as fotos estão de encher a alma, muito boas mesmo, e aí, já sabem agora qual é a sensação de não saber nem onde nem como irão dormir ao fim do dia, não? pois é isso que me move a anos em viagens de bike, um quintal diferente a cada dia! Aloha, galera, e um feliz ano novo (tá em janeiro ainda, então vale!), hehehehe! irado! irado! calibrar a mente agora pra comemorar tudo! valeu!

8:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

CARA CAHOEIRA É UM LUGAR DE SI VIVER MESMO EU DOU O MAIOR PONTO POR ISSO

5:47 PM  
Blogger Lorena Morais said...

Achei fantástico a descrição que vocês fizeram da minha cidade e das fotografias.
Cachoeira é um encantamento, viajamos pela história sempre presente.
Orgulho-me muito daqui e fico feliz em saber que alguém se encantou e explorou-a tão bem.
Voltem sempre!

Adorei o blog e literatura

Beijos

1:47 PM  

Postar um comentário

<< Home