a a a

5.11.07

missão San Carlos (de 20 a 23 de Outubro de 2007)

Desde que foi publicada a entrevista do Konidomo no Diário Uno, de Mendoza, estamos em contato com uma Instituição chamada UNIDAS. Um membro que vive em San Carlos, uma das sedes da Orgnizacão, nos convidou para uma visita, queria conhecer o nosso trabalho. Assim, iniciamos diálogo, na tentativa de encontrarmos o período e a maneira mais adequada para efetivar esse encontro. E foi há pouco, passamos alguns dias no Valle de Uco, precisamente no povoado de La Consulta (categoria de pueblo, populacão inferior a 10 000).

Além de se tratar de uma região de natureza impressionante, com a Cordilheira de presença explícita e constante na paisagem, foi uma experiência interessante em muitos aspectos. Conhecemos um lugar com características próprias, mas de uma similaridade gigantesca com nosso sertão cearense. Não fosse a amplitude térmica absurda, o espírito andino, o castellano; caminhar pela estrada de barro, entre as fincas às vezes nos remetia ao imaginário do nosso semiárido. No que concerne ao conteúdo humano, conhecemos uma comunidade que almeja proteger-se, desenvolver-se com responsabilidade, sobretudo no que tange ao turismo. Participamos de uma reunião local acerca do assunto e, a linguagem, a maneira como pensam sobre o tema, é incrível.

Nossas questões se reproduziram. O campo do novo milênio é high teck? UAU. Há um sentido migratório inverso, alcance da internet, alimentacão globalizada... Modelo argentino? Ou modelo atual? A volta ao campo é uma volta ao ambiente natural ou a artificialização desse ambiente? Ou, melhor dizendo, se busca reculturar-se ao tom interiorano e seus tempos naturais ou apenas refugiar-se dos desmantelos urbanos, levando consigo seus costumes já arraigados? Que sugere esse fluxo?

¿Que está pasando?

a