a a a

20.5.07

Montevideo para uruguayos (01/05/07)

A praça vazia, uns que vinham, um fotógrafo resistente em sua motivação. Senhor General Artigas ali solene, nós observamos assim o feriado. Era “El dia del trabajador”, assim como no Brasil. Caminhamos pela multidão ausente, sob a estátua, o mausoléu protegido por soldados fantasiados para a memória de um tempo que foi.

Antes de irmos para o primeiro lar que nos receberia, tivemos oportunidade de passear um pouco. Fomos ao Mercado, mas a mesma ocupação de brasileiros tomava conta e o preço não era para nós. Resolvemos procurar logo a região para onde iríamos e vimos duas mobilizações pelo caminho. O povo na rua, insatisfeito, como já desconfiávamos nesses poucos dias em que estávamos, algo acontecia. Observamos a mobilização, dessa vez de longe, a experiência em São Paulo já bastava como vivência de pânico.

Depois, aconchego de lar: comidas típicas e bom assunto. Entrelinhas de arquitetos: autocad na tela, temas de cidade, o casal uruguaio e o casal brasileiro, todos arquitetos, jovens e sobreviventes. Um pouco daquela profundidade, de que falávamos, de que buscávamos.

no centro [a mesma coisa]
konidomo

no cenário [um quadro]
konidomo

no horizonte [arquitetura de Carlos Ott]
konidomo

no primeiro [de maio, dia do trabalhador]
konidomo
a