a a a

8.12.06

lá no Sossego (06/12/06)

Além de tudo, estávamos mesmo precisando de sossego...
Mas ‘Lá no sossego’ é como chamam uma casa muito especial, no centro de Recife. De espaço e de pessoas, algo já visto em alguns lugares, algo sentido apenas lá. Mistura de gente, de juventude, de sonhos, de batalhas diárias e uma organização bonita de ver, companheirismo e responsabilidade social, vidas cruzadas, conjugadas e essencialmente humanas.

A primeira vez que estivemos lá, foi para visitar um amigo, na segunda-feira à noite, dia 04/12. Fomos despretensiosos, queríamos mesmo encontrar um querido antigo e relaxar depois de tanto afazer (costuras, cadernos, oficinas, cartas, etc). Porém, foi entrarmos no lugar para percebermos a grande fertilidade de fontes para nossa pesquisa.

O espaço é dividido em ateliê e casa, na medida das coisas: há uma gráfica para produção de fanzines e material vinculado à arte; e há um lar, formado por quatro pessoas e um gato (formação atual, pois uns vão, outros vêm). Percebendo os anacronismos da casa, entendemos que precisávamos voltar para observarmos a dinâmica. E voltamos para um dia inteiro de anotações, questionamentos, captação de imagens, contações de histórias.

No que se refere ao edifício, é uma típica casa antiga (parecida inclusive com as de Fortaleza, em semelhante desenho) sem recuos laterais, estreita, mas extremamente comprida, além de amplo quintal. Possui três quartos, sala, cozinha, depósito, um quarto no fundo para a gráfica e um banheiro incrível, desses de cinema, antigo, com banheira, bidê e atmosfera nostálgica, pelo revestimento e impregnação dos tempos de outrora.

No que tange as vidas, há um ‘ex-arquiteto’(como se denomina e é um aspecto relevante a se observar, pois conhecemos situação similar na profissão, com certa freqüência), uma atriz, um ilustrador que trabalha com design e outras nuances da arte digital e manual (e estes formam um casal), uma estudante francesa de pedagogia e um gatinho preto, livre e doméstico, próprio de sua natureza.

Ouvimos o histórico de quem passou por lá, dos pioneiros aos atuais, enquanto lavava-se roupa, em um dia comum. Entre uma coisa e outra, embrenhamo-nos em conversas acerca das individualidades de alguns moradores presentes. Como cada um chegou lá, ficou e sente-se; o que busca, em que se dedica, felicidades do cotidiano, dentre muito, muito, posto que muito há ali.

Família é o termo da organização, de laços afetivos, de laços humanos, humanistas como se dizem, felizes como se expressam em cada gargalhada, olhar, abraço, implicância de irmão, cuidados de quem ama e respeita e divide a vida, assim, simples e complexa, livre e responsável, de não se deter em palavras, regras, métodos. Difícil de dizer, mas fácil de sentir: quem está por desejo no lugar, sem amarras, deixa no ar o sentimento de satisfação, encantamento, delírio e, sobretudo, de felicidade.




reencontro com Diogo Tod.é
Photobucket

conversa na área de serviço
Photobucket

no quintal do Sossego
Photobucket

acerca da dinâmica da casa
Photobucket

revista Fusão e os frutos colhidos
Photobucket

histórico do lar
Photobucket

enquanto se lava roupa
Photobucket

Anaïs: nova moradora, estudante francesa de pedagogia
Photobucket

como Anaïs encontrou o Sossego
Photobucket

conversa entre moradores
Photobucket

sobre a organização social do espaço
Photobucket>

faces do poliedro
Photobucket

abertura zenital
Photobucket

Tod.é, Anaïs e Ataulfo: três dos habitantes
Photobucket
a