a a a

11.12.06

Ibura ; oficina de Fanzines (07/12/06)

Além da dinâmica da casa, desejamos participar de um dia de trabalho. Faz parte do todo, para compreendermos certas entrelinhas que ficam, lacunas de entendimento. Fundamentalmente, o interesse foi pelo teor do trabalho: dois moradores mais outro artista estavam desempenhando uma Oficina de Fanzine em três escolas, cada um com uma abordagem própria e em períodos diferentes. Assim, fomos com um deles para o Ibura, bairro situado na periferia de Recife.

A oficina acontecia na Escola Professor Jordão Emereinciano, pública, a maior da região. Acompanhamos a didática: o ministrante apresentava a oficina para novos interessados e orientava estudantes já participantes. Trabalhou-se em sala de aula, mas precisamente dentro da biblioteca e era interessante a metáfora de livros empilhados por toda parte. Num momento, o ‘professor’ sugeriu um passeio do lado de fora, inquirindo sugestões dos próprios alunos (moradores do bairro) de um lugar referência para eles. E fomos numa espécie de mirante: um passeio com ampla abertura, que permitia uma incrível vista panorâmica do conjunto, através de grades.

A discussão enriquece-se, o instrutor provoca, questiona, incita reflexões. Fala de filtros nos olhos, a gente vê o que quer, problemas ou soluções, feio ou bonito. Andamos e conversamos, anotamos, aprendemos. Depois, voltamos para dentro, pensamento fresco, doido para ser impresso, por qualquer forma de expressão.


criação
Image Hosted by ImageShack.us

produção
Image Hosted by ImageShack.us

primeiras impressões do dia
Image Hosted by ImageShack.us

registro escrito
Image Hosted by ImageShack.us

a oficina nas ruas do Ibura
Photobucket

um trecho do Ibura
Image Hosted by ImageShack.us

Tod.é
Image Hosted by ImageShack.us

considerações finais e encaminhamentos
Image Hosted by ImageShack.us
a